A impressão era proibida no Brasil na época da monarquia. Em 13 de maio de 1808, a proibição da imprensa foi suspensa, mas ainda não existia a livre atividade da imprensa. No mesmo ano, surgiu o primeiro jornal no Brasil, "A Gazeta do Rio de Janeiro", sujeitado à censura prévia.
Antes da Independência do Brasil, os livros entravam clandestinamente no país e sua posse era um crime. A imprensa só surgiu com a chegada da família real em 1808. Depois disso, a primeira Assembléia Constituinte elaborou a nova Lei de Imprensa, dando liberdade à publicação, venda e compra de livros, porém com algumas exceções.
O período republicano foi marcado por vários atentados à liberdade de imprensa. A primeira lei de imprensa na era republicana retirava do Código Penal os crimes de imprensa e instituiu-se o direito de resposta e reformou-se o processo de crimes da imprensa.
Durante o regime militar, também foi instituída a chamada Lei de Imprensa, estabelecendo importantes restrições à liberdade de expressão.
Os fundamentos legais acerca do direito à informação foram estabelecidos com a Constituição de 1988.
Hoje existem associações voltadas para a luta pela liberdade de expressão e de imprensa, como a Associação Nacional de Jornais - ANJ - e a Associação Brasileira de Imprensa - ABI - que, além de desenvolver ações para propor a liberdade de imprensa no país, denunciam ameaças ao direito de informação. Com esse programa, houve um aumento de controle sobre os crimes cometidos contra a imprensa e seus profissionais.
Considerando os meios de comunicação social como um espaço público, temos as colunas de correção de erros, seções de cartas dos leitores e observatórios de imprensa. Essas participações do público têm aumentado nos últimos tempos.
A liberdade de imprensa é um bem da sociedade, antes mesmo de ser um direito de profissionais e de empresas ligadas a essa atividade e por sua própria natureza, exige mobilização constante, vigilância permanente e firme posicionamento diante de fatos que representam ameaça ou que efetivamente a atinjam.
A defesa da liberdade de imprensa certamente contribui para o fortalecimento das instituições democráticas no país. Esse é um trabalho incessante em favor da sociedade, sobretudo, que por ter direito constitucional à informação deve defender a imprensa livre e combater a impunidade dos crimes praticados contra profissionais e veículos de comunicação no Brasil.
* não é de minha autoria.
12 papearam:
Viva a liberdade de imprensa, sem ela nós não teriamos os blog's *_*.
Não poderiamos debater nada=/
Então vivaaaa xD
Beleza de matéria amiga Marina,ainda bem que no Brasil já se passou a época que tudo era censurado,digo isto porque vendo como funciona a "liberdade"em certos países,dou graças a Deus por nascer e morar neste abençoado Brasil que, apesar dos pesares ainda é um dos melhores lugares para se viver.
Um beijo no coração e seja feliz.
Sem a liberdade de expressão, o nosso mundo dos blogueiros não existiria. Sem a liberdade de impressão, eu não teria minha coleção de livros. Sem liberdade, depressão.
Só quem viveu o Cale-se sabe dar valor a essa grande herança! Viva a liberdade de imprensa!
Pode ter certeza que o dia que esse amor chegar, ele vai mudar conceitos e tantas outras coisas na sua vida. E com certeza o amor nos amadurece e nos transforma em pessoas melhores.
E vc quer liberdade maior que essa de nos manifestarmos livremente em nossos blog? é perfeito isso? Não. Essa liberdade vale em qualquer seguimento de impressa ou individual? Não. Mas na verdade a liberdade é apenas um sonho que nos incomoda por não lembrarmos bem como contá-lo.
Bju nosso, boa semana.
Sieze the day (Carpe Diem)! Eu tento fazer isso. É o que posso fazer de melhor pra mim mesmo.
Todos os dias eu digo pra mim mesmo: Bom dia Jason, hoje vc é sua mais nova edição e tem gente querendo e esperando novidades. Vc não vai desapontá-las vai?
E quando eu não digo isso em alto e bom tom, o Alê me diz e o meu dia fica melhor ainda.
Bju com carinho.
Pode ter certeza que essa liberdade vai desaparecer em breve...por causa das mudanças que estao acontecendo....agora mesmo vi que esta sendo votado a proibiçao dos blogs sendo limitado o escrito...porque os blogs pro ser de autor proprio é cogitado as famosas VERDADES que muitas vezes o publico leitor nao pode ouvir....
lamentavel ne...
abraçao
Nossa adorei o blog e o post
parabéns!! vou linka-lo no meu
=Pp
Oii.. Amei seu floog.. vo te add no meu...bjux...
Uma das palavras que mais aprecio no dicionário;
LIBERDADE.
Viva a essa linda palavra.
Beijos, Rê.
Sempre fui a favor da liberdade, pois assim novos horizontes vamos encontrar.
Conheça o YESPOP, abraços!
Cadê você?
Postar um comentário