7 de junho, Dia da Liberdade de Imprensa

12

Category :

A impressão era proibida no Brasil na época da monarquia. Em 13 de maio de 1808, a proibição da imprensa foi suspensa, mas ainda não existia a livre atividade da imprensa. No mesmo ano, surgiu o primeiro jornal no Brasil, "A Gazeta do Rio de Janeiro", sujeitado à censura prévia.

Antes da Independência do Brasil, os livros entravam clandestinamente no país e sua posse era um crime. A imprensa só surgiu com a chegada da família real em 1808. Depois disso, a primeira Assembléia Constituinte elaborou a nova Lei de Imprensa, dando liberdade à publicação, venda e compra de livros, porém com algumas exceções.

O período republicano foi marcado por vários atentados à liberdade de imprensa. A primeira lei de imprensa na era republicana retirava do Código Penal os crimes de imprensa e instituiu-se o direito de resposta e reformou-se o processo de crimes da imprensa.

Durante o regime militar, também foi instituída a chamada Lei de Imprensa, estabelecendo importantes restrições à liberdade de expressão.

Os fundamentos legais acerca do direito à informação foram estabelecidos com a Constituição de 1988.

Hoje existem associações voltadas para a luta pela liberdade de expressão e de imprensa, como a Associação Nacional de Jornais - ANJ - e a Associação Brasileira de Imprensa - ABI - que, além de desenvolver ações para propor a liberdade de imprensa no país, denunciam ameaças ao direito de informação. Com esse programa, houve um aumento de controle sobre os crimes cometidos contra a imprensa e seus profissionais.

Considerando os meios de comunicação social como um espaço público, temos as colunas de correção de erros, seções de cartas dos leitores e observatórios de imprensa. Essas participações do público têm aumentado nos últimos tempos.

A liberdade de imprensa é um bem da sociedade, antes mesmo de ser um direito de profissionais e de empresas ligadas a essa atividade e por sua própria natureza, exige mobilização constante, vigilância permanente e firme posicionamento diante de fatos que representam ameaça ou que efetivamente a atinjam.

A defesa da liberdade de imprensa certamente contribui para o fortalecimento das instituições democráticas no país. Esse é um trabalho incessante em favor da sociedade, sobretudo, que por ter direito constitucional à informação deve defender a imprensa livre e combater a impunidade dos crimes praticados contra profissionais e veículos de comunicação no Brasil.


* não é de minha autoria.

12 papearam:

Raphael Cordeiro disse...

Viva a liberdade de imprensa, sem ela nós não teriamos os blog's *_*.
Não poderiamos debater nada=/
Então vivaaaa xD

Zeus disse...

Beleza de matéria amiga Marina,ainda bem que no Brasil já se passou a época que tudo era censurado,digo isto porque vendo como funciona a "liberdade"em certos países,dou graças a Deus por nascer e morar neste abençoado Brasil que, apesar dos pesares ainda é um dos melhores lugares para se viver.
Um beijo no coração e seja feliz.

_Gio_ disse...

Sem a liberdade de expressão, o nosso mundo dos blogueiros não existiria. Sem a liberdade de impressão, eu não teria minha coleção de livros. Sem liberdade, depressão.

Jairo Borges disse...

Só quem viveu o Cale-se sabe dar valor a essa grande herança! Viva a liberdade de imprensa!

@JayWaider disse...

Pode ter certeza que o dia que esse amor chegar, ele vai mudar conceitos e tantas outras coisas na sua vida. E com certeza o amor nos amadurece e nos transforma em pessoas melhores.
E vc quer liberdade maior que essa de nos manifestarmos livremente em nossos blog? é perfeito isso? Não. Essa liberdade vale em qualquer seguimento de impressa ou individual? Não. Mas na verdade a liberdade é apenas um sonho que nos incomoda por não lembrarmos bem como contá-lo.
Bju nosso, boa semana.

@JayWaider disse...

Sieze the day (Carpe Diem)! Eu tento fazer isso. É o que posso fazer de melhor pra mim mesmo.
Todos os dias eu digo pra mim mesmo: Bom dia Jason, hoje vc é sua mais nova edição e tem gente querendo e esperando novidades. Vc não vai desapontá-las vai?
E quando eu não digo isso em alto e bom tom, o Alê me diz e o meu dia fica melhor ainda.
Bju com carinho.

Unknown disse...

Pode ter certeza que essa liberdade vai desaparecer em breve...por causa das mudanças que estao acontecendo....agora mesmo vi que esta sendo votado a proibiçao dos blogs sendo limitado o escrito...porque os blogs pro ser de autor proprio é cogitado as famosas VERDADES que muitas vezes o publico leitor nao pode ouvir....

lamentavel ne...
abraçao

Marilis Dutra disse...

Nossa adorei o blog e o post
parabéns!! vou linka-lo no meu
=Pp

Docefelicidade disse...

Oii.. Amei seu floog.. vo te add no meu...bjux...

Rebeca Oliveira disse...

Uma das palavras que mais aprecio no dicionário;
LIBERDADE.
Viva a essa linda palavra.
Beijos, Rê.

Léo Ribeiro disse...

Sempre fui a favor da liberdade, pois assim novos horizontes vamos encontrar.
Conheça o YESPOP, abraços!

Auíri Au disse...

Cadê você?

Postar um comentário