Criminalidade Vs. Sociedade

2

Category :

Você está num ponto de ônibus. São 11:30 da noite, você está sozinho esperando o ônibus que não chega. Então 5 rapazes de 20 anos vêm descendo a rua. Você se assusta, os 5 estão mal vestidos, roupas sujas e até rasgadas, mal conseguem manter os olhos abertos.

Você imagina: "São 5 garotos drogados e que estão afim de te assaltar."
Então você nem fecha os olhos e pede: "Deus, mande logo esse ônibus."

Outra situação...

Você está num ponto de ônibus. São 11:30 da noite, você está sozinho esperando o ônibus que não chega. Então 5 rapazes de 20 anos vêm descendo a rua. Você se alivia, os 5 estão bem vestidos, trajando ternos, maletas nas mãos e cheios de energia, discutindo algo que você não entende.

Você imagina: "São 5 rapazes de bem e que estão voltando do trabalho depois de um serão."
Então você fecha os olhos e agradece: "Deus, obrigado. Pelo menos não estou sozinho aqui."

Os 5 primeiros garotos eram trabalhadores, estavam sujos e com as roupas rasgadas porque dão duro em um trabalho pesado. Mal conseguem mater os olhos abertos porque estão acordados desde a madrugada, quando pegaram um ônibus para cruzar a cidade, com o objetivo de trabalhar honestamente.

Os 5 rapazes seguintes estavam comemorando o fato de terem dado um golpe financeiro bem sucedido.

Infelizmente nossa sociedade é assim. Vendo somente as aparencias, sem se preocupar com o que realmente se passa.

Algumas pessoas se tornam criminosos, por quê? Simples. Falta de oportunidade.

Uma pessoa não vive só de comida, infelizmente nossa sociedade nos impõe regras, que se não forem seguidas, te colocam à margem.

Você julga que uma pessoa bem vestida é uma pessoa de bem e que uma mal vestida é um criminoso. Não só você faz isso, mas toda a nossa sociedade.

Ao fazer isso a sociedade "obriga" que uma pessoa se enquadre em certos padrões. Mas não pensa que nem todas as pessoas de bem têm essas condições.

Quando essas pessoas sem condições se vêem à margem, apontadas como "inferiores", seguem dois caminhos: indiferença, ou então farão o possível para se enquadrar... então muitas se tornam criminosos. Tornam-se criminosos para suprir as necessidade que a sociedade impos a eles, muitas dessas necessidade eles nem sabiam que tinham.

A sociedade cria seus próprios monstros, então os julgam e os condenam. Retira de si parte da responsabilidade que tem sobre um ato criminoso.

Pare e pense.
Até a próxima.

2 papearam:

Raphael Cordeiro disse...

O problema é que a maioria, não dos "maus" vestidos mas os que usam uma aba reta, que se comportam como se estive-sem usando drogas está sim fazendo isso.
Ai você que é um trabalhador que rala para ter seus "pertences" fica sim com medo de ser assaltado por homens com "cara" de marginal!
Infelizmente julgar o livro pela capa é muito comum.
Ótimo post :)
Até mais!

Daniel Savio disse...

Cara, o negocio que numa primeira impressão sempre iremos julgar a pessoa pelo aspecto que ela aparece, depois julgaremos o que ela é realmente...

Fiquem com Deus, menino Robson e pessoal.
Um abraço.

Postar um comentário