Desperdício Educacional

5

Category :


Bom, esse não um assunto tão atual assim. Eu escrevi esse texto baseado em uma matéria que saiu na Folha da São Paulo na década de 80, mas ainda hoje o problema ocorre e não pode passar despercebido.

Infelizmente ainda é grande o número de alunos vindos da rede pública de ensino que são reprovados nos vestibulares das universidades públicas.
O fato é que as escolas públicas não oferecem um ensino de total qualidade. Portanto, as chances de um aluno que estuda na rede particular e que tem a oportunidade de fazer um curso pré-vestibular, são maiores que as de um aluno da rede pública de ensino.
Se a universidade é pública, por lógica, a maioria dos alunos deveriam vir de escolas públicas. Mas ocorre totalmente o oposto. As pessoas das classes mais elevadas constituem essa maioria. E aos alunos da rede pública que não conseguiram passar no vestibular, restam apenas as instituições de ensino privadas (pagou-entrou), ou o ensino superior à distância, sobre esse último eu prefiro nem comentar.
O sistema de ensino público deveria ser melhorado é fato. Fica evidente que as escolas públicas não podem competir com as da rede particular, e assim desperdiçam grandes talentos. Um total desperdício educacional.

5 papearam:

Vinicius Mello disse...

Olá Marina! Seja Bem-Vinda ao nosso "papo".

Bem, o senador Cristóvão Buarque apresentou um projeto de lei, que obrigue os filhos dos deputados; senadores e vereadores a estudarem em escolas públicas.

ele alega que "onde o rico entra, tudo melhora" quem sabe se esse projeto de lei for aprovado {o que é muito pouco provável} as escolas sejam realmente ESCOLAS.

Raphael Cordeiro disse...

É um absurdo, é o atestado de falência dos orgãos públicos. Só vamos ter a maioria de universitários advindos de escola pública quando tivermos um bom ensino fundamental e médio, mas parece que os governates não veem isso.

Unknown disse...

não é que eles não vejam isso...

é que simplesmente não é do interesse deles educar e politizar os cidadãos... do contrário, como eles se elegerão?

Daniel Savio disse...

Acho que pior é a população que acaba não exigindo melhores condições, ou acaba se resignando...

Fiquem com Deus, menina Marina Melow e galera.
Um abraço.

bizinhah disse...

É exatamente o que acontece, as pessoas que estudam em escolas públicas nao tem ensino de boa qualidade, pois os professores sao mal remunerados, e consequentemente ele nao passara ao aluno tudo o que devia passar, e isso acarreta no aluno uma perda pelo interesse. Na minha opiniao o governo deveria investir na base da escola, que sao os professores, melhorando assim o interesse dos alunos.

Postar um comentário