Novo Vestibular... Ajudará ou Dificultará?

10

Category :

O ministro da educação Fernando Haddad propôs um novo vestibular com o propósito de priorizar o raciocínio ao invés de decorar conteúdos, fórmulas, conceitos...

Muitos estudantes acharam ótima a idéia do vestibular unificado, já que poderão inscrever-se em 5 universidades federais em 5 cursos diferentes, fazendo as provas na cidade onde reside. Com isso, os candidatos economizariam os gastos da mobilidade interestadual para se candidatarem em outros estados.

Em contrapartida, os alunos temem em ter que resolver 200 questões mais uma redação. 
O psicólogo Ivo Donner disse: "A competição aumenta mais ainda. Eu tenho que ser melhor que o meu colega do lado, mas eu tenho que ser melhor que os alunos do Brasil inteiro. Vai aumentar muito a concorrência dele, e suas chances vão diminuir."

O governo afirmou que vai aumentar a verba da assistência estudantil para os alunos conseguirem se viver longe de casa (construção de alojamentos, por exemplo).

Bem, as universidades têm até o final do mês para decidirem...  eu particularmente espero que as UFPA (universidade federal do pará) não adere tal modelo.

e você? Acha que essa mudança vai ajudar ou dificultar o ingresso às universidades?


Por: Vinicius Mello.

10 papearam:

Marina Melo disse...

Bem, a princípio eu pensava que facilitaria mas ao saber que serão 200 questão em dois já não posso dizer o mesmo. Acho que vai continuar a mesma coisa. Mas levando em consideração o fato de ser só um vestibular para várias universidades, acho que isso facilita. :D

Marina Melo disse...

Por coincidência um post é relacionado ao outro (:

Anônimo disse...

eu acho que o vestibular deveria ser extinto

Nathália Monte ;D disse...

COMO tudo na vida o assunto tem seus pros e contras!eu apoio a mudança por varios motivos que tow com preguiça de escrever..
beijO

Lay disse...

O problema de fazer essas mudanças é "dar passos maiores que as pernas". É preciso saber se as universidades têm condições para tal medida. Por exemplo, na minha universidade, aumentaram as vagas, os cursos (resultado do REUNI), mas a Instituição na tem estrutura para receber esses novos estudantes. Resultado: hoje fui na biblioteca ler um livro e quase não encontro lugar para sentar, estava tudo ocupado! Sem falar que a universidade está parecendo um canteiro de obras e muitos alunos que passaram no vestibular nos novos cursos adicionados, não têm lugar para assistir aulas. Isso é preocupante.
Porém, eu gostei da proposição do Ministro.

Gostei da abordagem do blog e dos temas.

Jairo Borges disse...

Espero q a UFF tbm não venha aderir! Acho que banaliza! A prova do enem é mt fácil, e acho q com o aumento de nº de questões o nivel delas caia! Sem contar q as universidades tem perfis totalmente diferentes! Enfim, só gostei do lance de num ter q sair da cidade pra fazer a prova! de resto ñ curti nd!

Gostei mt do espaço! Passei aqui através da Nathalia q passou lah no blog! Gosto de debates e discussões, voltarei! abçs!

Thalita Lucas disse...

Sinceramente não acredito que vá melhorar em algo, como foi dito em seu texto vai aumentar a concorrencia, e sem contar q a educação no Brasil vai ter q ser totalmente alterada, pois os alunos sempre foram ensinados da seguinte forma: Isso cai no vestibular. E aqueles q já formaram? Essa mudança veio totalmente atrasada...

Atreyu disse...

Já passei por essa faze, mas esse ano até que tava com vontade de fazer outro... fui pesquisar sobre no Google e achei que não vai nem cheirar nem feder!
Vai continuar do mesmo jeito.

Só os melhores passam!
\o/

Daniel Savio disse...

Acho que ainda vai ser um luta entrar numa faculdade, pois com Marina Melow disse, a base é meio ruim...

Fique com Deus, menino Vinicius e galera.
Um abraço.

Carlos disse...

A dificuldade continuará a mesma, porque na verdade você não compete com a prova e sim com os concorrentes, o problema é que não dá para fazer uma avaliação 100% justa, a prova sempre vai facilitar para alguém...

Curti o blog. Abraço

Postar um comentário